A modernidade separou o todo em partes para melhor análise, por um lado, proporcionou grandes avanços científicos, por outro, dificultou-nos o poder da Unidade, da síntese, e a capacidade de entendimento integral.
Na visão do Yoga e da Leitura Corporal os corpos físico, mental, emocional, etérico, causal, austral e celestial... são um só ente, o Universo que somos.
Tal qual a água manifesta-se ora como sólido, ora como líquido e até mesmo gasoso, nosso EU apresenta-se sob diferentes graus de condensação, desde a mais densa matéria, até o mais sutil pensamento.
Assim sendo, aqui não cabe a expressão "MEU corpo", mas sim, "EU-Corpo", pois a matéria não é apenas algo que possuímos, mas sim, aquilo que também somos.
O corpo físico é um portal de acesso ao psiquismo, tanto consciente, quanto inconsciente, trazendo mais e mais conteúdo emocional identificado através dos sintomas corporais.
O corpo fisico é a ponte para o diálogo com o emocional, com a intenção de aflorar e movimentar os conteúdos inconscientes.
Muitos dos milenares rituais xamânicos das mais variadas culturas, envolvendo danças, cantos, movimentos, sem dúvida são precursores em induzir via corpo... o aflorar do inconsciente, do emocional.
O objetivo é estimular a pessoa a perceber e compreender o emocional vivido e modificar o comportamento estagnante, adoecedor.
A Leitura Corporal, o Yoga, a homeopatia, a terapia floral, a terapia tradicional chinesa... corporificaram o inconsciente, identificando suas informações como uma bioenergia circulante.
A negação das emoções, impulsos e desejos impedem a livre passagem da bioenergia por meio da musculatura corporal, quer seja pela tensão excessiva (mais facilmente identificável), ou pela ausência desta (falta de tônus), pois em ambas as situações, é prejudicado o livre fluxo energético.
O Corpo Físico ao reprimir o emocional, bloqueia energeticamente a circulação da informação, que evolui para tensões musculares, até culminarem em somatizações cada vez mais complexas e profundas, paralelamente, a aparência corporal é igualmente reflexo das experiências emocionais vividas - quanto mais um componente é mantido inconsciente, maior é o grau de somatização...
O emocional reprimido é energia estagnada que provoca sinais e sintomas primeiramente na nossa pele, e se não tomarmos consciência pode aprofundar até o órgão correspondente.
Através da Leitura Corporal; do Yoga; dos exercícios artísticos, lúdicos, sensoriais; e do Toque intencionado no corpo, estimulamos a circulação da bio-energia e, com isso, o contato consciente com as emoções, lembranças reprimidas e a inevitável expressão dos sentires.
Andréa Luisa Bosco
Instrutora de Yoga e Psicoterapeuta Leitura Corporal
Estou falando da relação entre Corpo Físico e o Emocional. Atrás de todo sintoma, sensações, doenças... existe um sentimento ou emoção não expressa por motivos diversos, (autopreconceito, autoconflito, autojulgamento... etc). Os sinais e sintomas revelam os sentimentos e emoções escondidas, estagnadas, em conflito. O Corpo fala divinamente e a terapia da Leitura Corporal lê e faz o paciente tomar consciência. O primeiro passo da autocura é entrar em contato com os sentimentos e emoções que estão por trás da dor ou das sensações; o segundo passo é a mudança comportamental. Todas as atividades estimulam a movimentação do que está estagnado no nosso corpo, mas os sintomas podem retornar se a pessoa não souber a causa. Por isso eu trabalho com a Yogaterapia... o Yoga movimenta o estagnado e a terapia da Leitura Corporal traz a consciência do sentimento ou emoção que causou os sintomas.
ResponderExcluir